Conheça as Câmeras Profissionais utilizadas por fotógrafos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

FACEBOOK
04/05/2012

Câmera Profissional

Quem não utiliza câmeras fotográficas profissionalmente, provavelmente vai comprar uma câmera compacta, que vai suprir as suas necessidades quanto às fotos a serem realizadas. No entanto, quem é fotógrafo profissional só tem uma opção: investir em uma câmera profissional, as chamadas DSLR (Digital Single Lens Reflex), SLR (Single Lens Reflex) ou reflex.

Mas, o que significa exatamente essas siglas? Bom, essa nomenclatura é utilizada para definir as câmeras profissionais que são fabricadas com um espelho dentro do corpo da máquina fotográfica profissional. Ou seja, a luz entra através da lente e é refletida em um espelho, sendo posteriormente transferida para uma tela de visualização. Desta forma, o fotógrafo vê, através do visor, e não da tela de LCD, exatamente a imagem que foi capturada pela lente. É claro que a câmera profissional vem com monitor de LCD, mas neste caso, ele só será utilizado na hora de conferir como ficou a foto ou então para acessar o menu.

A máquina profissional é muito completa, por isso é utilizada somente por profissionais como fotógrafos e jornalistas, ou até mesmo por amantes da fotografia que gostam de fotografar por hobby e possuem conhecimento de técnica fotográfica, e, por isso, exigem qualidade de imagem. É a câmera ideal para fotografar eventos sociais, produtos, propaganda ou em estúdio.

Apesar de todos os recursos disponíveis na câmera fotográfica profissional e delas serem bem acabadas e resistentes (pontos positivos), pode-se dizer que há um grande ponto negativo: o preço, que assusta muito, principalmente se o fotógrafo, além do corpo da câmera optar por comprar mais de uma lente (elas são caríssimas, chegando a custar R$ 20 mil). Por esse motivo, não é qualquer pessoa que pode adquirir uma câmera digital profissional, pois o investimento no equipamento é muito grande.

Outro ponto “negativo” é que essas máquinas profissionais são grandes e pesadas (devido ao jogo de espelhos no interior da câmera), por isso sempre é necessário carregá-las em case ou em mochilas. A DSLR também é considerada barulhenta, já que o disparador é mecânico, e por isso ouve-se o som do “clique”.

Duas marcas de câmeras digitais profissionais se destacam no mercado: Canon e Nikon, apesar de você encontrar modelos da Sony, Fuji e Pentax.

Características de Câmeras Profissionais

A diferença básica entre uma câmera digital profissional e uma câmera compacta é o seu funcionamento. Enquanto que na compacta a imagem é capturada por um sensor, sendo posteriormente reproduzida numa tela de LCD atrás da câmera, na máquina fotográfica profissional, a imagem é refletida por um conjunto de espelhos seguindo direto para o visor ótico. Assim, quando se tira a foto, esse espelho se recolhe e o sensor captura a imagem.

Uma das principais características da câmera reflex se refere ao fato de o fotógrafo ter um maior controle da fotografia, a partir do momento em que ele pode ajustar abertura do diafragma, velocidade do obturador, distância focal, exposição à luz, balanço de branco, entre outras.

Uma característica importante é que a câmera dslr possibilita a troca de lentes (lentes intercambiáveis). Assim, para cada tipo de situação o fotógrafo terá condições de trocar a lente e utilizar aquela que seja ideal para cada necessidade.

Os sensores são melhores e maiores, chegando até ao Full Frame (o sensor tem o mesmo tamanho de um filme). A sensibilidade de ISO é bem alta na câmera srl, chegando a 6.400. O clique é mais rápido que numa câmera comum, podendo chegar a 10 cliques em apenas um segundo. Também é possível usar a câmera com flash externo.

Outro ponto positivo da câmera digital profissional é que você pode utilizar mais de um formato de arquivo de imagens como o RAW (formato sem compressão que mantém a qualidade da imagem capturada) e o TIFF (os arquivos gerados são grandes, porém não há compressão da imagem, por isso não perdem informação).

Vale ressaltar que ao optar por salvar as imagens em RAW, será preciso um programa especial para visualizá-las como o Photoshop Lightroom.

A bateria dura mais do que em uma câmera compacta, já que o visor LCD da máquina digital profissional não fica ligado o tempo todo.

Modelos de Câmeras Profissionais

  • Canon EOS-1Ds Mark III
  • Canon EOS 30
  • Nikon D3X
  • Nikon D800
  • Sony Alpha A900
  • Sony Alpha 350
  • Fuji S2 Pro
  • Fuji S 9600
  • Pentax K10d
  • Pentax Mz50

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO

COMENTÁRIOS DOS LEITORES